Acessibilidade e Inclusão: Promovendo a Igualdade nos Cartórios

No Cartório Plural, acreditamos firmemente que todas as pessoas têm o direito fundamental de acessar os serviços dos cartórios de forma plena e igualitária. Nosso compromisso com a acessibilidade e inclusão abrange um amplo espectro de pessoas com diferentes tipos de deficiências e condições, incluindo deficiência física e motora, auditiva, visual, intelectual, psicossocial ou com deficiência múltipla. Além disso, buscamos garantir o pleno acesso aos serviços cartorários e promover a inclusão daqueles com transtornos do Espectro Autista, bem como pessoas com síndrome de Down.

Entendemos que cada indivíduo possui necessidades únicas, e é nosso objetivo assegurar que todos sejam atendidos com respeito, dignidade e consideração. Para alcançar esse objetivo, implementamos diversas medidas em nossos programas de capacitação e nos serviços oferecidos pelos cartórios participantes.

Nossos esforços se concentram em três áreas principais:

Acessibilidade física: Reconhecemos a importância de uma estrutura física acessível nos cartórios para garantir o livre acesso de pessoas com deficiência física e motora. Isso inclui rampas de acesso, corrimãos, portas amplas, elevadores e outras adaptações que permitam a mobilidade sem obstáculos. Para alcançar esse objetivo, será elaborada uma série de cartilhas com especificações detalhadas sobre a estrutura física e as adaptações necessárias nos cartórios para garantir a acessibilidade a todos os grupos de pessoas abrangidos pelo programa. Além disso, vamos disponibilizar indicações de fornecedores especializados, que estejam aptos a cumprir as orientações contidas nessas cartilhas, em todos os estados brasileiros.

Acessibilidade comunicacional: Reconhecendo a diversidade de necessidades de comunicação, o Cartório Plural busca criar um ambiente inclusivo para pessoas com deficiência auditiva, visual e intelectual. Para alcançar esse objetivo, o programa de capacitação vai oferecer treinamentos em comunicação não discriminatória, que abrangem o uso de linguagem clara, gestos, recursos visuais e outras estratégias de comunicação adaptadas às necessidades individuais. O programa também oferece parceria para a disponibilização de intérpretes de Libras, materiais em formatos acessíveis e tecnologias assistivas para facilitar a interação com os serviços cartorários.

Acolhimento e atendimento personalizado: Entendemos que cada pessoa é única, e nossos serviços buscam oferecer um atendimento adaptado às necessidades específicas de cada indivíduo. Promovemos treinamentos em atendimento inclusivo, que abordam a importância do respeito à diversidade e sensibilidade às necessidades individuais. Isso inclui o reconhecimento da autonomia das pessoas com deficiência intelectual, psicossocial ou com deficiência múltipla, bem como o entendimento das características e necessidades específicas das pessoas com transtornos do Espectro Autista e síndrome de Down.